Cineme-se 2007 tem mais de 150 curtas inscritos

2007-05-28 by Henrique Garcia



Retransmitindo a divulgação de Marco Moreira:
De 29/05 a 3/06

Mais de 150 curtas de várias cidades brasileiras foram inscritos na 3ª edição do CINEME-SE – Festival da Experiência do Cinema, realizado pelo Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), co-realizado pelo Sesc Santos e pela Associação Cultural Vontade de Ver. O Festival acontece de 29 de maio a 3 de junho de 2007 na cidade de Santos, litoral de São Paulo.

A mostra dos curtas será seguida de debates com profissionais do audiovisual e o público definirá os melhores curtas do Festival. Durante seis dias, o espectador experimentará a sensação de conhecer a linguagem e a estética cinematográfica de forma descontraída e educativa, com sorteios de brindes e intervenções multimídia. “Quem participar das sessões terá uma boa noção de como está a produção audiovisual nacional”, afirma Eduardo Ricci, diretor do Festival.

Trilha Sonora

Em 2007 o cinema falado completa 80 anos de criação. Para homenagear a trilha sonora, durante o Festival será oferecida uma programação variada e cheia de novidades. Na abertura do evento, dia 29 de maio, a Banda Sinfônica de Cubatão tocará músicas de cinema. Serão realizadas duas oficinas: uma sobre edição de som e outra sobre o lúdico na trilha sonora. Dia 1 de junho acontece o show do grupo Mawaca que estuda as sonoridades do mundo, interpreta e reinterpreta cantos indígenas, mantras indianos, canções brasileiras e portuguesas, entre outras nacionalidades. No encerramento, dia 3 de junho, o público assistirá ao show do Clube do Choro e os curtas mais votados no Bar do Sesc Santos.

Fórum do Audiovisual

Dentro da programação do CINEME-SE será promovido o 1º Fórum do Audiovisual da Baixada Santista, uma iniciativa da Associação Cultural Vontade de Ver (V²). Tem como objetivo fazer uma radiografia sobre o audiovisual na Baixada Santista e debater cinco metas para a criação de uma política cultural da produção audiovisual independente na região. Estarão reunidos profissionais, pesquisadores, educadores, estudantes universitários e todos os interessados no potencial do processo criativo do audiovisual.

Maurice Legeard

O Festival lembrará os dez anos sem o cineclubista Maurice Legeard, falecido em 25 de maio de 1997. Nascido em Paris (França), em março de 1925, veio aos 8 anos com seus pais Mauricette e Emile Legeard para o Brasil. Fez somente o curso primário e o primeiro ano ginasial, interrompendo os estudos porque, confessou certa vez, "não me ensinavam nada". "Quando a gente quer aprender, é só estudar, mesmo sozinho. E foi o que fiz, aqui mesmo no Brasil, lendo muito e tudo – dos jornais aos panfletos de rua, até chegar aos livros, que devorei em noites e madrugadas de insônia”. Entrou para o Clube de Cinema em 1950, onde ficou até o final da década de 70. Em janeiro de 1981, Maurice fundou a Cinemateca de Santos. Durante 52 anos Maurice lutou por um cinema crítico e genuíno.

Para maiores informações, acesse:
http://sites.unisanta.br/cineclube/cinemese/

0 comentários: