ENA 2007- Parte II

2007-08-27 by Henrique Garcia



Hoje foi o dia mais cheio em palestras, se bem que nem deu pra cansar dentre esses tantos coffee breaks ... hehehe


Palestra 1 -
Tema: Geração 90: como os jovens se relacionam com o mundo.
Por:
Diva Maria de Oliveira, Sócia-titular da Recherche

Ione de Almeida, Sócia-titular da Almeida Associados

Moderadora: Lusia Nicolino, Gerente de Marketing do Terra


Apresentação dos resultados de estudo multidisciplinar inédito, realizado através da combinação de diversas metodologias de pesquisa, com o objetivo de provocar reflexão sobre como os jovens relacionam-se, através das mídias, com o mundo a seu redor; sobre o que eles valorizam, quais são seus universos de referências e como eles estabelecem contato entre eles, com as marcas, os meios de comunicação e a sociedade em geral. O tempo todo me questionei sobre uma situação que ocorre na elaboração de nossos produtos/serviços na internet - Será que a experiência/intuição destes usuários corresponde? Devemos investir equilibradamente das 2 experiências? Acho que essa palestra com tantos dados novos de mercado ajudou a perceber o quanto estamos nos preocupando com as todas gerações presentes e fiéis aos nosso produtos :) Tentei registrar todos os slides para postar aqui, mas muitos estão desfocado, tentarei pedir diretamente para a ABA. Outra coisa que reafirmei é que deveria só ter mulher no IBOPE e em qualquer pesquisa, elas são ótimas - ehehe só esses meus comments inúteis pra sujar um pouquinho o conteúdo.


Palestra 2 - Tema: Equipamentos, sistemas e processos que estão transformando o mundo.
Por:
Silvia Bassi, Presidente e Publisher da IDG Brasil

João Cox, Presidente da Claro


Como os celulares, mp3 players, outros hardwares, sistemas de networks cibernéticos e processos de conexão e interação estão envelhecendo e transformando parte considerável das plataformas de comunicação dominantes.
Muito interessante o que representa o lucro resultado de tantas mensagens de texto enviadas pelo Brasil. Acho que realmente os serviços em celulares aqui poderiam estar bem à frente, apenas resumo em uma coisa: o custo alto destes serviços ficou bem CLARO ;) Vamos esperar o 3G pra ver o que acontece - como jistificou João Cox, o custo vai diminuir muito.


Palestra 3 - Tema:
As novas plataformas de mídia e seus novos controladores.
Por: Samuel Possebon, Diretor editorial da Tela Viva.

Como o desenvolvimento tecnológico, a desregulamentação e a globalização estão invertendo posições clássicas, abrindo mercados para múltiplos competidores e criando oportunidades para a criação e expansão de novas plataformas de mídia.

Gostei muito da abordagem do Samuel que causou um pequeno "reboliço" nessa emaranhada teia de jurisdições e regras complexas de territórios que me sinto totalmente lammer de não entender. Fiquei pensando também na categoria jornalística, de tradicionalistas - que deve ser muito respeitada e aproveitada editorialmente nesses novos meios, nos quais a qualidade da informação e matéria-prima sempre resultará em sucesso.


Debate sobre suportes, sistemas e plataformas de comunicação.
Fábio Gandour, Silvia Bassi, Rubens Glasberg

Moderador: Pedro Silva, Vice-Presidente da ABA, Presidente do IVC e Diretor de Relações Externas da Procter & Gamble


Palestra 4:
A miríade inesgotável de formatos, linguagens e oportunidades.
Por: Rodrigo Etchenique, Presidente da Synapsys


As novas alternativas de formatos e linguagem, a combinação de recursos, a falência e revisão das receitas clássicas da comunicação publicitária. Os desafios da originalidade, da pertinência e da eficácia.

Caramba. Foi "Superadvertorialdhtmlicamenteengajado"!!! Realmente uma aula de propaganda e marketing.



Paletra 5:
Falar para o consumidor, falar com o consumidor ou ouvir o consumidor?
Por:
Alberto Cerqueira Lima, Presidente da Copernicus Marketing Consulting

Eduardo Fischer, Presidente do Conselho do Grupo Total

Caramba 2: outra aula de marketing!!! uhú, adorava isso na faculdade! Esse caras são muito metódicos, gostaria de conseguir aplicar toda essa técnica no trabalho!



Debate sobre Forma e conteúdo da comunicação.

Moderador: Rafael Sampaio , Vice-Presidente Executivo da ABA
Como deve ser o conteúdo da comunicação das marcas para obter resultados significativos e positivos na nova realidade de relacionamento das pessoas com o mundo, as mídias, as artes e a propaganda.

Agora é a hora, venda seu jabázito vc também!!!!!!

0 comentários: